O banho

Enquanto estive grávida frequentei, no meu centro de saúde, um curso de preparação para o parto onde as enfermeiras ensinavam entre muitas outras coisas, como dar banho ao bebé. Por mais que tenham avisado que um bebé de verdade complicava mais um pouco uma vez que se mexe e tem articulações, nunca me passou pela cabeça que fosse tão difícil!

Achava mesmo que ia ser um momento zen, para a minha bebé relaxar, ficar molinha e adormecer mais facilmente de seguida… mas não podia estar mais enganada!

Desde o primeiro banho na maternidade que esse passou a ser o momento mais atribulado do dia! Ela berrava a plenos pulmões o tempo todo! Chorava quando a começávamos a despir, berrava quando a metíamos na banheira, quando a virávamos de barriga para baixo, quando a tirávamos da banheira, enquanto a secávamos e vestíamos… Ficava roxa e até lhe faltava o ar.

Era o D E S E S P E R O! Só quando terminávamos de a vestir e pegávamos ao colo é que finalmente se calava!

Escusado será dizer que eu que já não estava muito normal, naquele momento então perdia o resto da sanidade, ficava tola mesmo, o choro incessante durante uma hora inteira, vê-la naqueles prantos, deixava-me perdida, parecia uma barata tonta o tempo todo e se não fosse o pai a dar-lhe as voltas necessárias acho que a cachopa teria ficado sem tomar banho uns quinze dias!

Lembro-me de sentir que era uma fraude, afinal aquilo não era inato, eu não conseguia dar banho à minha filha, não conseguia transmitir-lhe sequer a calma necessária para que ela não tivesse tanto medo! Foi assim aproximadamente nos primeiros 10 dias, depois foi melhorando progressivamente, já só chorava na banheira, eu já a conseguia vestir mais rápido, já não era um choro tão desesperado, até que um dia o pai disse que ia chegar tarde e eu olhei para ela, vi que estava calminha e decidi dar-lhe banho sozinha. Correu tão bem que acho que perdemos as duas o medo! Nunca mais correu mal!

Entretanto com um mês e tal também compramos uma banheira estilo shantala, na Espaço Mamãs que se chama Shnuggle e é espetacular! Ela adora! Fica sentadinha a dar às perninhas e ri-se o tempo todo!

Moral da história: tudo melhora! É só dar tempo ao tempo e sem dúvida que ajuda muito não criar expectativas! Façam como diz a música: “Deixa acontecer naturalmente…”

*AMG*

4 thoughts on “O banho

  1. A minha bebé com quase 3 meses ainda berra, chora, esperneia faz 30 por uma linha… Não há forma de a acalmar. 😩😩 Mal sente os pés na água começa o pranto, e só se cala quando a visto e lhe dou a mama. 😥😵

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s