O primeiro mês

Não é mito, o primeiro mês pós-parto é mesmo complicado. No meu caso, os primeiros 15 dias em casa foram os mais difíceis, porque estava debilitada fisicamente, porque a rotina ainda não está estabelecida, é TUDO novidade, porque ela chorava imenso e porque o choro dela dava-me vontade de chorar também! Mas como diria Dickens, o homem é mesmo um animal de hábitos e o corpo ajusta-se rapidamente, habitua-se às poucas horas de sono, acostuma-se à nova rotina e pouco a pouco começamos a sentir-nos mais seguras e capazes.

Não adianta explicar muito, já tinha ouvido isto umas 300 vezes mas não conseguia realizar estas dificuldades, só mesmo passando por elas é que entendemos tudo, as hormonas, o que a privação do sono faz, a montanha russa de emoções que é o regresso a casa com o nosso recém-nascido.

Conselhos importantes: não criem expectativas, sai sempre tudo ao contrário; apoiem-se nos vossos maridos/companheiros; não sejam demasiado exigentes convosco mesmas e aprendam a dizer não quando não se sentirem bem para receber visitas… Preservem-se, o vosso bébé agradece! Mas o mais importante de tudo, não percam o sentido de humor! Tantas vezes ri e rio para não chorar e não é que ajuda mesmo? Aligeira os momentos de maior desespero, que não se iludam, fazem parte! Afinal, somos fortes mas não somos de ferro!

*AMG*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s