Como acabar com as cólicas?

Ainda está por ser desvendada a cura definitiva das cólicas nos recém-nascidos. Cabe-nos a nós, pais e cuidadores, pôr em prática tudo o que estiver ao nosso alcance para atenuar estas dores nos nossos anjinhos.

Um dos métodos que eu noto que previne o aparecimento de cólicas na Benedita é aproveitar as mudas da fralda (exceto à noite por razões óbvias) para esfregar um pouco de creme ou óleo de amêndoas doces nas mãos e colocar nela desde o peito à pélvis, seguido de movimentos circulares em torno do umbigo e finalizar com movimentos com as perninhas para cima e para baixo, como se estivesse a andar de bicicleta. Isto faz com que liberte os gases ao longo do dia evitando aquele choro diário a partir das 18h, altura em que já está saturada de tanto ar acumulado na barriguinha.

Existe também uma grande variedade de medicamentos destinados a prevenir o aparecimento das cólicas tais como Infacalm, Infacol, colimil, gripewater, biogaia, entre outros.

Com a Benedita decidimos experimentar o Infacol porque disseram-nos tinha resultados milagrosos. Este medicamento é oriundo do Reino Unido, não está à venda (legalmente) nas farmácias do nosso país por não ser reconhecido pelo Infarmed e por isso apenas dá para encomendar online. Eu, que não sou nada precipitada, encomendei logo 3 caixas. 🙂 Está-se mesmo a ver que não surtiu efeito nenhum na Benedita e fiquei com duas embalagens por abrir. Prova que os bebés são todos diferentes e não há uma fórmula que resulte para todos.

A conselho da pediatra experimentamos o Biogaia, bastante mais caro que o Infacol, ronda os 20€ a embalagem, mas segundo ela ajuda a amadurecer o aparelho digestivo e consequentemente previne o aparecimento das cólicas. Foi remédio santo para a nossa pequenina, vai na segunda embalagem e já são raras as vezes que chora por este motivo.

Recentemente tive também conhecimento de umas almofadinhas anti-cólicas através de uma amiga que garante ter ajudado muito o seu bebé a ter noites tranquilas. A marca denomina-se Erva-ursa e também vendem online! O processo de compra é simples e seguro, paguei por transferência bancária, recebi por e-mail as atualizações do estado da encomenda e em 5 dias úteis chegou à minha caixa do correio. Garantem que as almofadinhas quentes quando colocadas na barriguinha estimulam os movimentos intestinais e as ervas aromáticas ajudam a acalmar, daí resultarem em noites mais tranquilas! Só recebi hoje a encomenda mas mal não há-de fazer, por isso deixo-vos com imagens da minha escolha:

Se estão à procura de uma lembrança para um recém nascido não percam mais tempo, as almofadinhas rondam os 12€ e a apresentação é muito cuidada como podem ver pelas fotos que tirei!

E com os vossos tesourinhos que métodos funcionaram melhor na luta contra as cólicas?

*AMG*

2 thoughts on “Como acabar com as cólicas?

  1. Ela chorou e ainda chora a noite .. a pediatra a 1 mês falou nos de cólicas … experimentamos algumas vezes o bigaia e o flatulex mas nada realmente resultou ( e sinceramente sou contra a medicação sem ter a certeza que é necessária) . Tivemos várias aulas de massagens para bebes e após 4 meses a pediatra falou nos de choros da noite , que o bebe precisava de deitar cá fora todas as frustrações do dia… já que de dia não parecia estar mal .

    Muitas vezes penso … não será estranho que todos os bebes do mundo no início choram a noite , terão mesmo todos cólicas ?

    Liked by 1 person

    1. Nelly concordo contigo, preferia evitar dar qualquer tipo de medicação a não ser que tenha a certeza que vai fazer bem, por isso não hesitei em dar o Biogaia por verificar que ajudava no amadurecimento dos intestinos, ao contrário do infacol que apenas junta os gases de forma a que consigam expelir mais facilmente… e no caso dela vi resultados! Claro que os bebés não choram só com cólicas, eu já consigo distinguir o choro de cólicas dela (fica muito vermelha esperneia e é um choro aflitivo), do choro de fome, do choro de lutar contra o sono, enfim, mas a verdade é que desde que comecei a fazer as massagens durante o dia e depois do banho ela deixou de chorar tanto, agora chora apenas perto da hora normal de mamar e basta começar a amamentar que cala-se! Agora, no primeiro mês então é perfeitamente normal que chorem muito afinal é tudo novidade para eles também!

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s