Células estaminais

Vou falar-vos da minha escolha, somente porque acho que não há muita informação isenta acerca do tema e os médicos, quando questionados, esquivam-se um pouco à pergunta.

Há imensos casais que optam por não fazer a criopreservação das células estaminais dos seus bebés por diversas razões, a principal, a meu ver, por não terem possibilidades económicas. Obviamente, é um investimento pesado, especialmente porque é feito numa fase onde já há uma série de outras despesas inerentes à chegada de um filho. Estamos a falar de cerca de 1200€, a opção mais económica.

Claro que não há garantias de que numa eventual doença, existirá aplicabilidade destas células. Por isso, é mesmo uma questão de jogar pelo seguro, que morreu de velho, já diz o ditado. Deixo-vos um artigo que explica de forma sucinta o tema.

No nosso caso, optamos pela bebécord porque a nossa farmácia local convidou-nos para uma ecografia 4d gratuita promovida por este empresa e no fim, tinhamos direito a uma explicação detalhada dos serviços da empresa e a opção de preencher um pré-contrato ou não. Na altura, optamos por fazer a criopreservação do sangue e tecido do cordão umbilical. Após pagamento do serviço, que acabou por ser suportado na íntegra pelos avós da Benedita, recebemos em casa um saco de maternidade da Barral, edição especial da Violeta Cor de Rosa, saco que uso até hoje e adoro. É lindo, super prático e os produtos são óptimos.

saco barral violeta cor de rosa

A empresa tem um apoio ao cliente inexcedível, são extremamente diligentes e nunca tive dificuldades em obter respostas às minhas dúvidas. No dia do parto, o meu marido contactou o número para a recolha do kit e foram recolhê-lo à maternidade umas horas depois do parto.

Foi menos uma preocupação, das inúmeras que me assaltaram o pensamento de grávida e depois de mãe, quando finalmente recebi a carta da bebécord a informar que as células tinham sido bem recolhidas e preservadas!

Não resisto partilhar uma foto minha grávida, saudades desta barriguinha boa! 🙂

eu grávida de 35 semanas

E vocês, mamãs ou futuras mamãs, o que pensam deste tema? Optaram por que empresas e como foi a vossa experiência?

*AMG*

3 thoughts on “Células estaminais

  1. Boa noite, no nosso caso optamos pela crioestaminal, porque depois de vários meses de pesquisa e depois de falar com vários enfermeiros e de me informar sobre tudo, achamos que era o sitio mais viável.
    A crioestaminal é o único sitio onde tem um laboratório, as células são recolhidas, são mandadas para o laboratórios onde são “experimentadas” para ver a sua viabilidade, se realmente as células recolhidas forem suficientes e viáveis os pais fazem o pagamento. Se as células não forem suficientes ou não viáveis, os pais são informados e não pagam.
    Infelizmente, a crioestaminal é a única no mercado que tem laboratório, todas as outras empresas reservam as células e na eventualidade de o bebé ter uma doença, só ai é que eles vão ver a viabilidade das células e se infelizmente as célula não preencherem os requisitos, os bebés ficam sem tratamento e os pais sem o dinheiro investido. Por isso, se um dia mais tarde voltar ter um bebé, vai ser outra vez crioestaminal 🙂

    Gostar

    1. Olá Isabela! Desconhecia que na crioestaminal só se efectuava pagamento após teste às células e confirmada a sua viabilidade. No caso da bebecord depois da recolha efetuam os testes as células e informam se são ou não viáveis. Se não forem os pais são reembolsados, excepto do valor do saco de maternidade que ronda os 50€, salvo erro! Entretanto fui informada que existe Ainda o banco público, onde podemos doar as células e no futuro se precisarmos podemos usufruir delas. Funciona quase como o banco de sangue. É uma excelente alternativa para as mamãs do Norte (lamentavelmente não efectuam recolhas em hospitais fora do Porto).

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s