Saco de maternidade

O que levar no saco para a maternidade? Eu sei, é uma dor de cabeça. Ouve-se de tudo um pouco, nuns hospitais pedem umas coisas, noutros outras, mas neste postbox vão encontrar o que realmente  faz falta.

Para o nosso bebé devemos levar de 3 a 5 mudas de roupa. Cada muda inclui:

  1. Body interior
  2. Calça interior/ meia calça
  3. Fatinho / vestido / Camisola e calça exterior
  4. Gorro
  5. Luvas

A melhor forma de organizar as mudas na minha opinião é com trocadores estilo os da Zara Home, coloca-se a roupa dobradinha no centro do trocador fecha-se e na maternidade vai-se tirando um a um e deixando a roupa usada também embrulhada dentro de cada um conforme se for sujando. A Benedita já sabiamos que não ia nascer com mais de 3kg por isso levei roupinhas de tamanho 0, que ela usou até ter um mês e meio quase, por isso no caso dela que nasceu com 2,7kg valeram a pena as 5 mudas de tamanho 0 meses. Lembrem-se de cortar as etiquetas e lavar todas as peças antes de as porem a uso. As etiquetas das roupas interiores do bebé devem mesmo ser descosidas, para evitar o desconforto de sentir algo a arranjar a sua pele frágil! Dá muito trabalho mas vale a pena.

Devem ainda levar duas mantinhas, 4 fraldas de pano e um pack de fraldas normais, eu aconselho para recém-nascido as dodot sensitive (hoje não dispenso as Libero mas achei muito duras para o primeiro mês). Não esquecer as toalhitas, eu levei waterwipes e o creme halibut, dizem que no primeiro mês não é necessário colocar nada, mas mal não há-de fazer.

Considerem levar duas toalhas mais os produtos de banho que vos ofereceram, ou que compraram quando estavam grávidas. A grande maioria dos hospitais tem estes produtos mas assim, no primeiro banho na maternidade, vocês já ficam a saber se o vosso bebé se dá com a marca dos produtos que vocês escolheram (uriage, barral, mustela, etc). Caso façam alergia, depois devem aconselhar-se com o médico pediatra sobre que tipo de alternativas existem.

Claro que estas coisas todas não cabem somente num saco de maternidade,  por isso, ou levam uma mala grande com tudo, ou fazem como eu e levam dois sacos de maternidade com as coisas para o bebé, mais uma mala de cabine com as vossas coisas.

Então, para a mamã, devem preparar uma roupa para o dia em que sairem da maternidade, optem por um vestido ou qualquer coisa larga, bem como o calçado.

Eu optei por um vestido e umas espadrilles super largas que usei toda a gravidez e ainda bem porque quando saí da maternidade tinha as pernas que pareciam uns troncos de tão inchadas que ficaram! Tiramos esta foto manhosa já em casa, porque esquecemo-nos de tirar foto à saída da maternidade! 😀

saída da maternidade

Para os restantes dias optem por camisas de dormir largas, com abertura à frente, de cor escura ou com robe a condizer, por razões óbvias. Vocês vão estar debilitadas, inchadas e cansadas por isso querem algo confortável e solto para disfarçar a barriguinha que acreditem, por menos que tenham engordado, não desaparece no hospital.

As cuequinhas também devem ser grandinhas e confortáveis para poderem usar pensos absorventes, aconselho os evax cottonlike noite. Comprem um pack barato de 10 cuecas de algodão, assim as que sujarem no hospital podem deitar fora.

Levem os produtos de higiene normais, uma nécessaire com pasta e escova de dentes, escova do cabelo, creme hidratante e produtos para o banho. As vaidosas como eu, podem levar base e blush que é suficiente para dar um ar mais saudável! 🙂

Chinelos, eu só levei havaianas porque estávamos em setembro mas podem levar uns chinelos de dedo (para o banho) e umas pantufas largas…

Soutiens de amamentação, levem dois confortáveis que será suficiente para a estadia, o resto a maioria dos hospitais tem farmácia e facilmente podem comprar lá discos ou o que depois se revelar necessário.

Borrachas ou molas para o cabelo são fundamentais, carregador de telemóvel bem como o bendito telemóvel, máquina fotográfica, livro da grávida, kit das células estaminais – geralmente a cargo do pai e almofada de amamentação.

Por fim, batom de cieiro, água termal, revistas não são absolutamente essenciais mas podem tornar a vossa estadia um pouco mais agradável!

Eu tive a Benedita na CSB e correu tudo muito bem, na primeira semana em casa confesso que sentimos saudades da maternidade, de tocar na campanhia e passado uns minutos vir a enfermeira perguntar o que precisávamos, das refeições aparecerem no quarto por milagre… enfim é quase uma estadia num hotel! 😀

Mamãs não se acanhem a dar dicas, podem ser úteis para outras grávidas, esta é apenas a minha experiência que fiquei num hospital privado mas pode variar para quem tem no público por exemplo, por isso comentem!

*AMG*

 

2 thoughts on “Saco de maternidade

    1. Pois eu também levei chupeta Sara já nem me lembrava! Chupeta essa que acabou por nunca mais usar, prefere as de silicone! A lima não levei e tive de cortar depois em casa! Mas Ainda bem que falas nisso porque também devemos levar o estojo com a escovinha, lima e tesoura!

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s